A Escola Municipal Paulino Inácio Rosa, foi criada pela Lei nº 049/97 de 1997, cujo o nome lhe foi dado em homenagem ao pai de um dos pioneiros da cidade.
Vários foram os fatores que contribuíram para a criação da Escola, porém o que mais se destacou foi a emancipação política da cidade ocorrida em 01/01/1997, onde a Prefeita eleita Telma Ortegal, na época da montagem do Plano de Governo, com as pesquisas levantadas verificou a necessidade de ampliação da rede escolar, pois esta contava, até o momento, com a Escola Estadual que não conseguia atender a demanda por vagas, este fato se agravou mais ainda com o aumento da população tanto na zona urbana como na zona rural.
Com o falecimento da então Prefeita, assume o seu lugar o Sr. Valdeci Salviano Mendonça que, no exercício de suas funções, preocupou-se em conseguir recursos próprios e externos (MEC / FNDE) para a construção de uma escola que atendesse o município.
Devido ao atraso de recebimento da verba já aprovada (MEC / FNDE) no ano de 1998, iniciamos nossas atividades escolares normalmente no ginásio de esportes (CEPAC). Contávamos com água tratada, banheiros e cozinha, porém, as salas de aula foram adaptadas com divisórias em madeirite. Nesse local, permanecemos no período de janeiro/98 a junho/99. A partir de agosto/99, reiniciamos o trabalho docente em nossa sede própria, contando com cinco amplas salas de aula, cozinha e demais dependências, com todo o projeto e instalações determinadas e aprovadas pelo MEC.
Ao darmos início às atividades escolares no ano de 1998, a escola esteve sob a direção e administração direta da Secretaria de Educação, na pessoa da Sra. Maria Hilda Araújo de Oliveira, que desempenhou os cargos de diretora e secretária geral no período de janeiro/98 a junho/99. Após essa data, devido as necessidades geradas pelo aumento da demanda, foram nomeados pelo Sr. Prefeito, a diretora (Durvalina Malaquias da Silva) e a secretária geral (Fabíola Rodrigues de Souza Araújo).
Em 2001, foram construídas mais três salas de aula, porém, não foram suficientes para atender o quantitativo do município, visto que utilizávamos quatro salas em um prédio sito a Rua Trindade Esquina com a Rua Campinas, Parque Izabel, que funcionou como extensão nos períodos matutino e vespertino até o ano 2004.
A escola não utiliza mais estas salas, porém cremos que o número de salas de aula (08 salas), em nossa instituição é insuficiente para atender a demanda do município, visto que, absorvemos a grande demanda dos alunos oriundos da zona rural (Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Escola Municipal Vital Luiz da Costa), e bairros adjacentes.
Identificação da Escola
Nome: Escola Municipal Paulino Inácio Rosa.
Endereço: Rua Campinas Qd.14 Lt.11 – Parque Izabel.
Propriedade do Prédio: Prefeitura Municipal.
Modalidade de Ensino: Ensino Fundamental do 2º ao 9º ano e Supletivo-EJA (Projeto SESI) Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Regime: Seriado e Semestral ( EJA-Projeto SESI)
Diretora: Rogéria Monteiro do Rêgo
Secretário Geral: Márcio de Jesus
Coordenadores Pedagógicos: Josué Cardoso da Cruz, Idelma Luiza de Jesus, Patricia Monteiro S. Morais, Fabrícia Paula e Moura, Sebastião Pereira de Souza , Neusa Aparecida Evangelista
Quadro de Alunos:
a) Matutino: Ensino Fundamental – 6º a 9º ano: 301 alunos
b) Vespertino: Ensino Fundamental – 2º à 5º ano: 220 alunos.
c) Noturno: Ensino Fundamental/Ensino Médio – 1º segmento (1º ao 5º ano); 2º segmento (6º ao 9º asno); 120 alunos.
Total de alunos matriculados no ano de 2009: aproximadamente 641 alunos.
Corpo docente:
Profissionais de educação de nível 1:
1. Adriana Suelene Diniz da Cunha Silva
2. Jean Carlos Anjo
3. Lívia de Assis Rodrigues
4. Maria Carolina Bezerra Di Medeiros Leal
Profissionais de educação de nível 2:
1. Celso Martins Belisário
2. Edwaldo Lourenço Júnior
3. Josué Cardoso da Cruz
4. Claydston Ferreira Lacerda
5. Fabricia Paula e Moura
6.Juvercino Divino de Morais
7. Alexandre Mendes Moreira
8. Dayane Vieira de Assis
9. Denubes Alves de Oliveira
10. Eliene Maria da Silva
11. Eleuza Ferreira Mendonça
12. Marcos Antônio Fideles Soares
13. Miriam Carla Cabral de Melo
14. Wellington de Oliveira
15. Neusa Aparecida Evangelista
16. Rosilene Lola Pinto
17. Sebastião Pereira de Souza
18. Silvana Aparecida de Queiroz
19. Renan da Silva
20. Marilene Centeno de Oliveira
21. Sheila Cristine Mendes Teixeira
22. Carinny H. Ribeiro Gomes
23. Patricia Monteiro Silva Morais
Profissionais de educação de nível 3:
1. Maria Luisa Lobato Pereira
2 .Rogéria Monteiro do Rêgo
3. Sônia de Jesus Martins
4. Vânia Santana Vieira
5. Fabíola Rodrigues de Souza Araújo
6. Aldeônia do Rêgo Ribeiro
7. Sônia de Jesus Martins
8. Dinoraci Maria Barbosa Leal
9. Telma de Jesus Martins
10. Maria Auxiliadora Vieira Lana
11. Maria Hilda Araújo de Oliveira
Servidores administrativos:
Marcio de Jesus, Fernanda Pereira da Silva, Antero Lopes da Silva Neto
Serviços Gerais:
Evanilce Silva Pereira, Glaciete Maria Moreira, Maurília Alcides Szervinsk, Silmara Abreu Silva, Tatiana Aparecida Botelho, Veraci Matias da Silva, Elaine Soares Santana, Fabiana Matias da Silva, Renata Lima e Silva, Valdeci Maria da Silva Martins, Dalva de Fátima de S. Campos.